sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Regulamentação do exercício da atividade de Tutoria em EaD.

Está em andamento na Câmara dos Deputados um projeto de lei a respeito da profissionalização de tutores em EAD: trata-se do PL2435/2011, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da atividade de Tutoria em EaD. Convidamos a todos a acompanhar a posição do MEC e dos parlamentares a respeito e participar dessa discussão, socializando idéias e documentos, antes que se regulamente de forma equivocada a função/profissão do tutor de curso a distância [prefiro a expressão professor tutor].
Aos professores, tutores, gestores e alunos de cursos a distância,
Está em andamento na Câmara dos Deputados um projeto de lei a respeito da profissionalização de tutores em EAD: trata-se do PL2435/2011, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da atividade de Tutoria em EaD.
Alguns colegas da área argumentam, na Lista EaD-L da Unicamp, a respeito da profissionalização docente de  tutoria em EAD e que há concepções antagônicas a respeito de sua regulamentação, ora situando o tutor  como não sendo corpo docente, mas sim uma categoria profissional intermediária, como não-professor,  ora que se trata de uma função docente, sobre a qual já existem documentos legais. Então  alertam que é preciso refletir e tomar posições a respeito, encaminhando-as aos parlamentares, comunidade, associações da área, antes que decisões legais sejam formalizadas em direções equivocadas, prejudicando a qualidade da formação a distância e o exercício profissional dentro da carreira docente (DIGEST EAD-L, volume 97, assunto 32, 2011).
Convidamos a todos a acompanhar a posição do MEC e dos parlamentares a respeito e participar dessa discussão, socializando idéias e documentos, antes que se regulamente de forma equivocada a função/profissão do tutor de curso a distância [prefiro a expressão professor tutor].
Abs.
Profa.Leda Fiorentini
Coord.Cátedra UNESCO de Educação a Distância
http://www.fe.unb.br/catedraunescoead

No Blog do Prof. João Mattar, já existe uma publicação de um rescente encontro, entre professores, tutores, e demais interessados no assunto.
Segue link:

Acompanhem...
Abraço.
Adson.


Para saber mais e conhecer o projeto e a legislação da área
Câmara dos Deputados - Ficha de acompanhamento de Projeto de Lei – Disponível em:   http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=522182
Projeto de Lei -  PL 2435/2011  
enlightened   Acesse o arquivo integral do projeto:  http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=54DA4F5C1AB72675F4740F7CB76AD6EB.node1?codteor=925438&filename=PL+2435/2011   
       -  Situação:  Aguardando Despacho do Presidente da Câmara dos Deputados na Seção de
                           Registro e Controle de Análise da Proposição/SGM(SECAP(SGM)
       -   Identificação da Proposição - Autor  Ricardo Izar - PV/SP
      -     Apresentação  29/09/2011 – Ementa -   Dispõe sobre a regulamentação do exercício da
                                                                           atividade de Tutoria em Educação a Distância.
      -     Documentos Anexos e Referenciados - Legislação citada
       -    Tramitação
                  - 29/09/2011 - PLENÁRIO (PLEN ) Apresentação do Projeto de Lei n. 2435/2011, pelo
                     Deputado Ricardo Izar (PV-SP), que: "Dispõe sobre a regulamentação do exercício da
                     atividade de Tutoria em Educação a Distância".
                   - 29/09/2011 - Coordenação de Comissões Permanentes (CCP ) – Publicação inicial no
                     DCD do dia 30/09/2011

2 comentários:

  1. Oi Adson,
    a discussão se o tutor é ou não um professor já deveria ter chegado ao seu fim.... no meu ver, tutor é professor... e o inverso também é verdadeiro. Algumas funções podem ser diferentes, mas a essência, a mediação do conhecimento, é responsabilidade dos dois.
    E torçamos para que a regulamentação, quando aprovada, já não esteja defasada.
    Tutora Renata Belleboni

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ensino a distância esta crescendo e junto com este crescimento se confundem as funções do Tutor e professor, que ao meu ver são os mesmos, um professor pode ser um tutor e vice versa.

    ResponderExcluir